Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

HISTÓRICO DA BASE DE ADMINISTRAÇÃO E APOIO DO COMANDO MILITAR DO PLANALTO (B Adm Ap/CMP)

HISTÓRICO DA BASE DE ADMINISTRAÇÃO E APOIO DO COMANDO MILITAR DO PLANALTO (B Adm Ap/CMP)

A Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Planalto (B Adm AP/CMP) foi criada pela Portaria nº 1.082, do Comandante do Exército, de 08 de novembro de 2010. Originou-se da Companhia de Comando da 11ª Região Militar (Cia Cmdo/11ª RM), extinguida pela Portaria nº 936, de 1º de dezembro de 2009, do Comandante do Exército e da Base de Administração e Apoio da 11ª Região Militar (B Adm Ap/11ª RM), criada pela Portaria nº 802, de 23 de outubro de 2009, do Comandante do Exército.

O Projeto de Implantação da B Adm AP/CMP inseriu-se no contexto da racionalização e implantação de estruturas administrativas comuns a várias unidades, consubstanciadas nos Planos Estratégicos do Exército integrantes do Sistema de Planejamento do Exército.

Com a finalidade de racionalizar estruturas e otimizar o apoio administrativo ao Comando Militar do Planalto percebeu-se a necessidade de concentrar, na área do Setor Militar Urbano (SMU), as instalações de comando do Exército sediadas em Brasília-DF, fornencendo assim subsídios à racionalização e ao aprimoramento da gestão dos Quartéis-Generais da Força Terrestre.

Neste contexto a Portaria nº 095-EME, de 21 de julho de 2010, do Chefe do Estado Maior do Exército aprovou a Diretriz para a Transferência dos Quartéis-Generais do Comando Militar do Planalto e da 11ª Região Militar, da Esplanada dos Ministérios para o SMU, local das atuais instalações da B Adm Ap/CMP.

Subordinada ao Comando Militar do Planalto (CMP), a B Adm AP/CMP é uma Organização Militar que tem como missão planejar e conduzir as atividades comuns inerentes à vida vegetativa das Organizações Militares do Complexo do Quartel General do Comando Militar do Planalto e Comando da 11ª Região Militar, bem como prestar o apoio logístico, administrativo e de pessoal nos limites de suas atribuições.

Dentre as principais missões e operações cumpridas pela B Adm AP/CMP destacaram-se o apoio à Copa do Mundo de Futebol FIFA (2014), às Olimpíadas Mundias (2016), à Operação Treme Cerrado, realizado pelo CMP, grande exercício militar de combate convencional, dentro de um contexto de defesa da Pátria (2015 e 2017), à Operação Posse Presidencial (2015 e 2019) e Missões de Substituição do Pavilhão Nacional na Praça dos Três Poderes.

O Comandante do Exército, por meio da Portaria nº 298, de 16 de maio de 2011, nomeou por necessidade do serviço, ex-offício, o Cel Inf Fernando dos Santos Raulino, primeiro Comandante da B Adm AP/CMP (14 Jul 11 a 31 Jan 13). Como sucessores e eternos Comandantes seguiram-se o Cel Art Guilherme Otávio Godinho de Carvalho (31 Jan 13 a 17 Dez 14), o Cel Art Durval Durães Neto (17 Dez 14 a 18 Jan 17), o Cel Inf Walmoré de Moraes Lacourt (18 Jan 17 a 25 Jan 19) e o Cel Inf Ewerton Santana Pereira. A Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Planalto é comandada atualmente pelo Ten Cel Inf Moacir Mendonça Lima.

Fim do conteúdo da página